<strong>COAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AMBIENTES ABERTOS MASSIVOS</strong>

Autores

  • Cíntia Regina Lacerda Rabello Universidade Federal do Rio de Janeiro e Open University - Reino Unido.
  • Alexandra Okada Open University - Reino Unido

Palavras-chave:

coaprendizagem, desenvolvimento profissional docente, ambientes abertos massivos, competências

Resumo

Este artigo investiga como ambientes abertos massivos podem potencializar a coaprendizagem e a coinvestigação contribuindo para o desenvolvimento profissional docente na sociedade do conhecimento. A pesquisa qualitativa de natureza interpretativista foi realizada a partir da observação participante em um fórum aberto de discussão no Encontro Internacional de Educação 2012-2013, que contou com a participação e colaboração de docentes em diferentes países como Brasil, Espanha, Portugal e Reino Unido em torno da discussão sobre novos enfoques para a avaliação no século XXI. A análise de conteúdo das mensagens postadas no fórum e de anotações de campo identificou as competências que emergiram no ambiente e que potencializaram o desenvolvimento profissional dos docentes com base no modelo de análise de competências para a coaprendizagem e a coinvestigação de Okada et. al. (2014). As interações e o compartilhamento de recursos, experiências e práticas no ambiente aberto mostraram-se fundamentais para a coaprendizagem dos participantes e o consequente desenvolvimento profissional dos mesmos, sendo que as competências que emergiram em maior intensidade foram relacionadas à literacia digital e a comunicação-colaboração.

Biografia do Autor

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Open University - Reino Unido.

Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES-UFRJ). Doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ) e pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) - Open University - Reino Unido. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação (LATEC/UFRJ) e Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia (Lingnet/UFRJ) nas áreas de educação a distância, e-learning, ambientes virtuais de aprendizagem, sites de redes sociais, redes de coaprendizagem e formação de professores.

Alexandra Okada, Open University - Reino Unido

Pesquisadora Associada no Knowledge Media Institute na Open University, consultora da Association of Science Education UK, professora visitante na Universidade Estadual de São Paulo (USP) e na Universidade Aberta de Portugal. Líder da rede de pesquisa aberta COLEARN, que investiga aprendizagem colaborativa aberta. Sua pesquisa em 10 projetos na Europa e Brasil é voltada para o conhecimento e tecnologias de mídias sociais para promover a Literacia Digital Científica – futuros cidadãos abraçando o potencial da ciência e tecnologia. Seu principal interesse de pesquisa está voltado para abordagens inovadoras para empoderar coaprendizes a desenvolverem as competências necessárias para o século XXI. Atualmente é a pesquisadora principal do projeto ENGAGE e co-investigadora do weSPOT.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Artigos