PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER

Kenneth M. Zeichner, Alexandre Saul, Júlio Emílio Diniz-Pereira

Resumo


O professor Kenneth M. Zeichner, da Universidade de Washington-Seattle, Estados Unidos, é um dos mais importantes pesquisadores e estudiosos do campo da formação de professores. Suas pesquisas e publicações, desde a década de 1970, tratam de diferentes aspectos da formação de professores, focalizando a compreensão das trajetórias históricas de diferentes abordagens de formação docente e a elaboração de pressupostos subjacentes a modelos de formação que respondem aos princípios de justiça social. Nesta entrevista o professor Zeichner trata de temas importantes que estão no bojo da discussão atual sobre a formação de professores. Analisa os modelos hegemônicos de formação docente, evidenciando a relação desses com os movimentos e políticas de privatização e controle da educação. Debate as potencialidades e limites de modelos contra-hegemônicos de formação de professores nos processos de promoção de justiça social e de construção de uma educação de alta qualidade para os filhos de todos. Enfatiza a necessidade de que a universidade, a escola, as comunidades locais e os movimentos sociais trabalhem conjuntamente para o desvelamento dos interesses dos grupos que defendem políticas conservadoras de educação e enfrentamento das ambiguidades e contradições presentes nos contextos reais em que os professores atuam.

Palavras-chave


formação de professores; justiça social; modelos contra-hegemônicos de formação docente

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais