<strong>BASE NACIONAL COMUM, ESCOLA, PROFESSOR</strong>

Autores

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Kamila Lockmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

base nacional curricular comum, diretrizes curriculares nacionais, escola, professor

Resumo

A intenção deste artigo é a de discutir as múltiplas funções que a escola e o professor assumem na Contemporaneidade dentro de uma perspectiva de educação que colabore para que os sujeitos sejam capazes de conduzir e de governar a própria vida tendo como articulador da discussão a elaboração de uma base nacional comum para o currículo escolar. Para isso, analisamos alguns documentos que fazem parte do cenário educacional contemporâneo brasileiro, a saber: Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do ano de 2013 e realizamos entrevistas com diretores de escolas municipais de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para tal empreendimento teórico-metodológico nos apoiamos nos estudos foucaultianos, tomando, principalmente, os conceito-ferramenta governamento e governamentalidade. Inicialmente discutimos o lugar do ensino e de uma base nacional comum dentro de uma Sociedade de Aprendizagem. Após, falamos de um alargamento das funções da escola mostrando o papel expansionista da escola contemporânea, o qual se refere a uma multidimensionalidade de funções que passam a ser atribuídas a essa instituição. E, dentro da mesma perspectiva, discutimos um deslocamento das funções do professor problematizando que, a partir de uma descentralização do ensino, teríamos o professor como aquele responsável por conduzir as condutas dos sujeitos, ampliando significativamente seu papel.

Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).   Licenciada em Educação Física – Licenciatura Plena – pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desenvolve pesquisas com os temas: inclusão escolar, Educação Física, formação de professores e práticas pedagógicas. Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), do PPGEDU/UFRGS, do Grupo de Estudos em Educação e Processos de In/Exclusão da FURG e do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/UFRGS).

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).   Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Desenvolve pesquisas com os temas: inclusão escolar e social, educação infantil e ensino fundamental, supervisão escolar e práticas pedagógicas. Coordena o Grupo de Estudos em Educação e Processos de In/Exclusão na FURG e participa do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), do PPGEDU/UFRGS, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq) da UNISINOS e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/CNPQ/FURG).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS