<strong>PONDERAÇÕES AO CURRÍCULO MÍNIMO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE EM TORNO DA BASE COMUM NACIONAL</strong>

Autores

  • Fábio de Barros Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

currículo, cotidiano escolar, gestão democrática, base nacional curricular comum, justiça cognitiva e social

Resumo

O debate sobre a criação de uma base nacional comum suscita-nos, de pronto, duas perguntas fundamentais. Quem define o porquê, o que e como se ensina? Que pesos têm e deveriam ter cada um dos atores envolvidos nesta definição? Entendemos que é impossível pensar a questão curricular fora das relações de poder presentes na sociedade como um todo e do modo como interferem na compreensão dos conhecimentos, das relações entre eles e nas políticas curriculares. Com vistas a contribuir com o debate nacional em curso, trazemos como pano de fundo uma narrativa construída a partir de nossas pesquisas nos/dos/com os cotidianos escolares sobre a implantação do currículo mínimo na rede estadual do Rio de Janeiro e seu desenvolvimento, desde 2011. Um de nós acompanhou estreita e atentamente esta experiência enquanto professor de Sociologia da rede, tanto como executor da política em sala de aula, quanto como integrante da equipe que elaborou uma das versões do currículo mínimo na disciplina. Defenderemos ao longo do texto a ideia de que uma base nacional comum definida de cima para baixo, por instâncias dirigentes federais, estaduais e municipais de educação, implicará em grave mutilação ao direito de aprendizagem da democracia e ao desenvolvimento cidadão dos alunos, porque, por meio de um processo autoritário não se pode investir do modo como acreditamos ser necessário, na construção da democracia e da cidadania.

Biografia do Autor

Fábio de Barros Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Educação no Proped/UERJ, bolsista FAPERJ e Professor de Sociologia.

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Ciências e teorias da Educação pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg (1993) com pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2002), sob supervisão do Professor Boaventura de Sousa Santos. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vice-coordenadora do Laboratório Educação e Imagem, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Presidente eleita da Associação Brasileira de Currículo (2014-2016), membro e ex-coordenadora do GT Currículo da ANPEd. Bolsista de Produtividade 1D do CNPq e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Cotidiano Escolar e Currículo” registrado no DGP-CNPq. A ênfase da atuação está, principalmente, nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa nos/dos com os cotidianos, currículos pensados/praticados e emancipação social na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS