<strong>SEXUALIDADE, GÊNERO E APRENDIZAGENS NARRATIVAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DA INFÂNCIA</strong>

Autores

  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense - Pesquisadora Sociedade Educacional Fluminense - Professora
  • Dayse Martins Hora Professora associada II, aposentada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Palavras-chave:

aprendizagens narrativas, gênero e sexualidade, currículo da Educação Infantil

Resumo

O artigo investiga, a partir das discussões de Goodson sobre aprendizagens narrativas, o papel do(a) educador(a) infantil na construção de gênero e sexualidade das crianças e reflete de que forma essa temática aparece no currículo praticado, principalmente naquilo que não foi planejado, todavia está presente no cotidiano escolar. Situações cotidianas na escola promovem confrontos e embaralhamentos nos adultos acerca dos temas gênero e sexualidade, porque foram aprendidas de modo informal, sem conceitos ou explicações, todavia produtos de  mitos e tabus construídos numa sociedade que ainda os vê como inapropriados para trabalhar com as crianças. Mesmo assim, aparecem como formas de aprendizagens duradouras que compõem os currículos praticados no dia-a-dia da educação para a infância – o currículo como narrativa. O texto apresenta experiências de educadore(a)s vivenciadas em duas creches públicas fluminenses e algumas análises acerca de omissões, de desaprovações ou de formas de comunicação não verbal oriundas de acervos de aprendizagens constitutivas de histórias de vidas que influenciam diretamente práticas educacionais nos espaços infantis.

Biografia do Autor

Virginia Georg Schindhelm, Universidade Federal Fluminense - Pesquisadora Sociedade Educacional Fluminense - Professora

Psicóloga, mestre e doutora em Educação.

Professora da faculdade de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU).

Pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior (NEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças e Infâncias (GEPECI) da Universidade Federal Fluminense.

Dayse Martins Hora, Professora associada II, aposentada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Pedagoga, mestre e doutora em Educação.

Professora associada II, aposentada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos