SENTIDOS DE DOCÊNCIA NOS PROJETOS CURRICULARES FHC E LULA

Autores

  • Clarissa Bastos Craveiro Universidade Federal Fluminense / Universidade do Estado do Rio do Rio de Janeiro
  • Alice Casimiro Lopes Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação Docente. Política Curricular. Identificação. Hegemonia. Teoria do Discurso.

Resumo

Apresentamos um estudo sobre identidade docente, no campo das políticas curriculares, desenvolvido por meio da investigação de propostas para a formação de professores nos períodos dos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula da Silva (Lula). Operamos com os registros FHC e Lula como nomes de articulações políticas que se antagonizam entre si. Por meio da interpretação dos resultados da organização, pelo programa WordSmith, de documentos dirigidos às políticas curriculares para a formação docente desses dois períodos, construímos uma via de acesso aos discursos das políticas, visando a compreender os sentidos endereçados à identidade docente.  Esses modos de endereçamento são sempre tentativas de fixação de certos sentidos nas políticas. Destacamos a afirmação de um protagonismo docente. O professor é igualmente um agente, “a peça-chave” das mudanças políticas do currículo. O professor é ainda considerado como quem ressignifica o conhecimento, dissemina e transforma o discurso político-pedagógico nas várias instâncias educacionais. Esse discurso ora se associa à culpabilização docente, ora é vinculado à supervalorização das capacidades profissionais para atuar na mudança educacional. Concluímos que, por maiores que sejam as aproximações discursivas entre os projetos curriculares engendrados - seja por meio da defesa das habilidades e competências na formação docente, seja pela defesa da aferição da qualidade da educação por meio das avaliações centralizadas -, são mobilizados sentidos diferenciais sobre a gestão e sobre a docência. Esses sentidos são uma expressão do antagonismo entre Lula e FHC.

Biografia do Autor

Clarissa Bastos Craveiro, Universidade Federal Fluminense / Universidade do Estado do Rio do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação pela UERJ. É bolsista PDJ pelo CNPq na UERJ. É membro integrante da linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alice Casimiro Lopes, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alice Casimiro Lopes concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 C. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou 4 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 18 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 12 alunos de doutorado (sendo 3 como co-orientadora) e 2 pesquisadores em nível de pós-doutorado. Atualmente orienta 1 pós-doutoranda júnior (apoio CNPq), 7 doutorandos, 2 mestrandas, 1 bolsista TCT/Faperj, 1 bolsista AT/CNPq e 2 bolsistas de IC no âmbito do projeto de pesquisa Discurso e representação nas políticas de currículo. Atuou como coordenadora do Fórum Nacional de Programas de Pós-graduação em Educação em 2011-2012. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Capes no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e é membro titular nessa comissão desde julho de 2013. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. Maiores informações sobre suas pesquisas e produções podem ser obtidas na página www.curriculo-uerj.pro.br

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos