A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DAS LICENCIATURAS

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p721-750

Palavras-chave:

formação docente, currículo, educação química

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar as estruturas curriculares de 27 cursos de Licenciatura em Química do Rio Grande do Sul. Com base nas propostas curriculares e em dados dos projetos pedagógicos dos cursos, desenvolvemos um estudo exploratório de natureza qualitativa, centrado na pesquisa documental. Através da análise de conteúdo, as disciplinas de cada curso foram categorizadas com base em seus títulos e suas ementas, evidenciando-se, nesse procedimento, o número absoluto e a carga horária destas. As evidências indicam que os modelos de formação propostos pelos cursos investigados, apesar de hibridizados, apresentam-se orientados pela racionalidade técnica, já que a prioridade destes parece estar mais centrada nos conteúdos específicos de Química, enquanto as especificidades da profissão docente ficam segregadas a espaços minoritários.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Química (Educação Química) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química/Ciências e formação de professores.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, UFRGS

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos