DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA

Autores

  • Tatiana Stofella Sodré Rossini Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Edméa Oliveira dos Santos UERJ

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação. Autoria. Design.

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação de duração de um ano em um curso de graduação de pedagogia em uma universidade pública no sudeste do Brasil que atualiza a pesquisa-formação para a docência e aprendizagem na cibercultura com alguns princípios da pesquisa-design. Assim, desenvolvemos atos de currículo inovadores ao longo da pesquisa-formação para a atualização da metodologia pesquisa-formação. Para tanto, criamos um dispositivo para sustentar o processo de arquitetar interfaces comunicacionais e de conteúdo aliados às proposições de situações de ensino e aprendizagem em softwares abertos e livres, com vistas a produção de autorias discentes e docentes devidamente licenciadas para uso, reuso, compartilhamento e remixagem no ciberespaço. Essa pesquisa revelou os seguintes achados: a) todos os praticantes da pesquisa (docentes e discentes) produziram REA colaborativamente e compartilharam nas interfaces da Web 2.0; b) os atos de currículo foram criados conforme os resultados das análises dos microciclos iterativos, e; c) ambiências online como espaços fecundos à autoria e licenciamento aberto. Em suma, com uma metodologia de pesquisa que propicie a formação de sujeitos-autores capazes de colaborar na construção de materiais digitais de qualidade, poderemos contribuir para a divulgação e a consolidação da filosofia de abertura para além dos muros das escolas na cibercultura.

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos