TECNOLOGIAS E COMPETÊNCIAS DE PENSAMENTO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

Autores

  • Maria de Ascensão Afonso Bastos Universidade do Minho e Escola Secundária Carlos Amarante
  • Maria Altina Silva Ramos Instituto de Educação - Universidade do Minho

Palavras-chave:

Competências Comunicativas. Ferramentas Cognitivas. Pensamento de Ordem Superior. Pensamento Crítico. YouTube.

Resumo

A crescente e contínua complexidade do mundo global, patente na área sociocultural, económica, política e tecnológica, determina a necessidade de desenvolver processos mentais, rejeitando definitivamente o pensamento comummente acrítico, simplista e não criativo a par com soluções superficiais que de modo algum combinam com as tecnologias sofisticadas e problemas incessantemente complexos que enfrentamos num mundo em permanente mudança. Neste contexto, os vídeos do YouTube emergem como ferramenta cognitiva, promovendo e apoiando o pensamento de ordem superior, componente essencial na aprendizagem do Inglês, Língua Estrangeira (LE). Um projeto tridimensional, abordando a aprendizagem como um processo sistemático e integrado, tem sido implementado numa escola secundária, com alunos do 11º ano, na disciplina de Inglês, Língua Estrangeira. O objetivo deste estudo é analisar as implicações das ferramentas cognitivas (Jonassen, 1996, 2007) e do pensamento crítico na aprendizagem da língua estrangeira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso que integra dados qualitativos e quantitativos. Os resultados permitem constatar um progresso significativo relativamente às competências de pensamento, competência comunicativa e competência digital. Neste artigo apresentamos: a) a fundamentação teórica que apoia a integração das ferramentas digitais e desenvolvimento de processos de pensamento no currículo, focando-nos na aprendizagem da Língua Inglesa (LE); b) algumas das atividades desenvolvidas; c)  resultados finais.

Biografia do Autor

Maria de Ascensão Afonso Bastos, Universidade do Minho e Escola Secundária Carlos Amarante

Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e

Departamento de Linguas-ESCA

Maria Altina Silva Ramos, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos