DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Talita Vidal Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

profissionalização docente, currículo, formação de professores

Resumo

Tomamos como objeto de análise as articulações de sentidos em torno da significante profissionalização docente para, em perspectiva discursiva, problematizar a ideia de que a linguagem é dotada de uma transparência que possibilita acessar o social/sociedade e que projetam uma identidade docente capaz de ler o social e nele intervir em uma direção previamente definida como a mais adequada. Entendemos que os sentidos atribuídos ao significante profissionalização docente se enquadram nessa lógica e estão associados a formas instituídas de enunciar o que é ser professor marcadas por um idealismo que tende a limitar as possibilidades de deslocamentos nessa significação, produzindo discursos que favorecem perspectivas deterministas para a formação.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UERJ. Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), atuando no Departamento de Formação de Professores e como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, onde orienta mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento e cultura (CNPQ) e integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Participa da Rede Latino-americana de Teoria do Discurso, e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. É sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Mestre em Educação pela UFRJ e Licenciada em Química pela UFRJ. Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Cultura; Conhecimento, Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Verônica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação no PROPED/ UERJ.  Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Especialização em Psicopedagogia PUC /RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:curriculo, cotidiano escolar e práticas docentes.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"