DES-SEDIMENTAÇÕES DE DISCURSOS COM CENTRALIDADE NO SOCIAL QUE TENDEM A PROJETAR POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Talita Vidal Pereira, Verônica Borges

Resumo


Tomamos como objeto de análise as articulações de sentidos em torno da significante profissionalização docente para, em perspectiva discursiva, problematizar a ideia de que a linguagem é dotada de uma transparência que possibilita acessar o social/sociedade e que projetam uma identidade docente capaz de ler o social e nele intervir em uma direção previamente definida como a mais adequada. Entendemos que os sentidos atribuídos ao significante profissionalização docente se enquadram nessa lógica e estão associados a formas instituídas de enunciar o que é ser professor marcadas por um idealismo que tende a limitar as possibilidades de deslocamentos nessa significação, produzindo discursos que favorecem perspectivas deterministas para a formação.

Palavras-chave


profissionalização docente; currículo; formação de professores

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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