AGENDA TRANSNACIONAL E GOVERNANÇA NACIONAL: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÃOES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Maria Fátima Cóssio Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

reforma educacional, organismos internacionais, formação e trabalho docente, governança

Resumo

Este ensaio analisa o documento “Aprendizagem para Todos: Estratégia de Educação 2020 do Grupo Banco Mundial/2011”, buscando as suas relações com as políticas educacionais locais e as implicações na formação e no trabalho docente, no quadro do atual contexto de governança transnacional e nacional. A partir das análises, conclui-se que a reforma brasileira em curso apresenta assimetrias com as orientações do Banco Mundial e que a focalização na “aprendizagem para todos” é proposta pelo governo em parceria com Fundações, Institutos, ONGs, com forte presença do empresariado brasileiro, incidindo sobre a gestão de sistemas, de escolas, nos currículos, nos sistemas avaliativos em larga escala, nos materiais pedagógicos, reconfigurando a ação docente, sendo a responsabilização pelos resultados educacionais uma das principais mudanças. O trabalho do professor passa a centrar-se na prática, baseado em evidências, alterando-se também as orientações formativas.

Biografia do Autor

Maria Fátima Cóssio, Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa em currículo, Trabalho e Profissionalização docente, Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

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Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"