A CONCEPÇÃO FREIREANA COMO APORTE PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE EJA

Autores

  • Suzi Laura Cunha Universidade Comunitaria da Região de Chapecó
  • Nadir Castilho Delizoicov Universidade Comunitaria da Região de Chapecó

Palavras-chave:

EJA, formação permanente, concepção freireana de educação

Resumo

Apresenta-se neste trabalho resultados de pesquisa que investigou o processo de formação permanente de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrido no município de Chapecó, no período de 1997 a 2004. Esse processo foi desenvolvido a partir dos princípios da concepção freireana de educação, durante o Movimento de Reorientação Curricular da Rede Municipal de Educação. O objetivo da pesquisa constituiu-se em apontar limites e possibilidades da formação permanente dos professores. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que teve o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos para a coleta de dados, junto a professores e coordenadores da EJA. A análise indicou que a formação permanente possibilitou ao grupo de professores a incorporação de práticas freireanas no fazer docente. Os dados da pesquisa também indicaram limites e dificuldades enfrentados na implementação do processo de formação, tais como a resistência a mudanças por parte de alguns professores, a avaliação e a forma como a proposta foi implantada pelos gestores.

Biografia do Autor

Suzi Laura Cunha, Universidade Comunitaria da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unocapecó), onde atua como professora na Licenciatura em Pedagogia. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Ensino e formação de professores, cadastrado no CNPq.

Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Comunitaria da Região de Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua no PPGE da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unocapecó), é pesquisadora no grupo de pesquisa Ensino e formação de professores, cadastrado no CNPq. É professora colaboradora do PPGECT/UFSC.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"