O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE: UMA LEITURA CRÍTICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rita de Cassia Cavalcanti Porto Universidade Federal da Paraíba
  • Taissa Santos de Lima Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Paulo Freire, formação de educadores, reinvenção

Resumo

O trabalho faz parte de uma pesquisa interinstitucional em que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF) pesquisou a formação de educadores/as, a partir da produção das dissertações e teses que apresentassem maior contribuição de Paulo Freire a formação de educadores/as. A pesquisa procurou selecionar os resumos de teses e dissertações que evidenciassem Paulo Freire. A pesquisa iniciou com a leitura dos resumos para observar a pertinência da temática, em seguida a seleção dos trabalhos que mais se aproximassem das ideias de Freire e a análise crítica dos fundamentos freireanos. Nessa perspectiva, a metodologia procurou analisar a produção completa à luz dos estudos das obras de Freire, destacando as categorias que mais tratassem de formação de educadores, seja ela inicial, continuada ou permanente. Assim, as análises procuraram refletir criticamente cada categoria, a partir do movimento da práxis (ação-reflexão-ação). O resultado apontou a presença significativa de Freire, na perspectiva da reinvenção da formação permanente.

 

Biografia do Autor

Rita de Cassia Cavalcanti Porto, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Habilitações Pedagógicas - Centro de Educação. Professora da Pós - Graduação em Educação (PPGE) e Direitos Humanos (PPGDH)

Taissa Santos de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB).

Downloads

Publicado

2016-04-12

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"