O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PROGRESSÃO ESCOLAR E CICLOS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO LEGADO FREIREANO

Denise Regina Costa Aguiar

Resumo


O artigo tem como objetivo contribuir com o avanço na produção acadêmica sobre o Estado do Conhecimento sobre a Progressão Escolar e Ciclos de Aprendizagem, numa perspectiva freireana, ampliando e atualizando o balanço dos estudos já realizados sobre essa temática. O estudo tem, como referência para análise, a seguinte produção: o relatório final sobre o Estado do Conhecimento sobre a temática da Progressão Escolar e Ciclos, referente ao período de 1990 a 2002, publicado pelo MEC/INEP, teses e dissertações produzidas sobre essa temática, no período de 2003 a 2012. Os estudos evidenciam que a estrutura curricular em ciclos, numa perspectiva crítico-emancipatória, tendo como fundamento o referencial teórico em Paulo Freire, tem uma melhor possibilidade de provocar uma mudança estrutural radical na gramática da escola, rompendo com a estrutura hegemônica, elitista e excludente da escola seriada. A estrutura curricular em ciclos no paradigma crítico-emancipatório freireano, propõe um quefazer crítico, diferenciado e criativo para o cotidiano da escola, a partir da flexibilização, da continuidade e da articulação curricular, do trabalho coletivo, do respeito ao ritmo, ao saber, à diversidade, à experiência de vida de cada educando, concebendo-o como sujeito histórico-social, no processo de construção e reconstrução do conhecimento. Nessa perspectiva, a estrutura curricular em ciclos está imbricada com a democratização do ensino e com a construção de uma escola pública, popular, democrática e com qualidade social, tendo como horizonte a transformação da realidade opressora e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.


Palavras-chave


currículo; ciclos; Paulo Freire

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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