A PRESENÇA DE PAULO FREIRE EM PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos

Resumo


Neste artigo apresenta-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de São Paulo, projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção -análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq e a Rede Freireana de Pesquisadores. Trata-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.


Palavras-chave


Paulo Freire; alfabetização de jovens e adultos; redes de ensino; municípios do Pará

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais