OS SENTIDOS REFERENTES À CLASSE SOCIAL E RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO DAS TEORIAS CURRICULISTAS TRADICIONAIS E CRÍTICAS

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
  • Rosana Pereira Lopes Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil
  • Rogerio da Costa Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p325-344

Palavras-chave:

Escola. Classes sociais. Ideologia e poder. Currículo.

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar, por meio das teorias do currículo, os sentidos que este apresenta no que tange à classe social e relações de poder na escola. As categorias currículo, classe social e relações de poder tornaram-se os eixos norteadores de nossas análises, que têm como principais referenciais os seguintes teóricos: Apple (1989, 2003), Sacristán (1999, 2000), McNeil (2001), Marx e Engels (2006) e Silva (2010). Com base nessas produções, procuramos evidenciar como se constituem as relações de classe social e de poder nas concepções curriculares tradicionais e críticas. O estudo aponta a necessidade de reconhecermos o currículo como um território de lutas, conflitos e contradições, que podem confirmar e legitimar, ou não, um conhecimento favorecedor da emancipação dos sujeitos envolvidos nos processos escolares. A pesquisa mostrou que a concepção crítica de currículo favorece a emancipação, por legitimar a atitude da contestação nos destinatários dos saberes presentes na cultura escolar.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq – Currículo, Gênero e Docência. Londrina – Paraná – Brasil.

Rosana Pereira Lopes, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Londrina – Paraná – Brasil.

Rogerio da Costa, Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Educação Básica e do Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq – Currículo, Gênero e Docência. Londrina – Paraná – Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos