A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA EM PAULO FREIRE E AS CONTRIBUIÇÕES DE SEUS REFERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Eliete Santiago Universidade Federal de Pernambuco, Recife
  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Palavras-chave:

Paulo Freire, humanização, diálogo, autonomia, pesquisa educacional

Resumo

Neste artigo procuramos mostrar que os referenciais freireanos têm contribuído para ampliar a pesquisa em educação no trato de objetos de investigação, categorias analíticas e processos metodológicos, com repercussões sobre a formação e a prática pedagógica, conforme temos conferido na produção acadêmica. Essa presença teórico-epistemológico-metodológica, de um lado, mostra o vigor e a atualidade do pensamento freireano. De outro, mobiliza-nos para a análise dos traços e das evidências da contribuição freireana para a pesquisa em educação, a formação de professores e a prática pedagógica. Propomo-nos a analisar essa presença através de dissertações e teses da área da educação, com foco nas categorias: humanização, diálogo, autonomia, amorosidade e criticidade.

Biografia do Autor

Maria Eliete Santiago, Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional/Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE. Coordenadora da Cátedra Paulo Freire.

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Professor Associado do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE. Membro da Cátedra Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"