EDITORIAL

Autores

  • Comissão Editorial Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

Com prazer, a Revista Científica e-Curriculum inicia um novo ano de publicações, buscando concretizar intenções daqueles que fazem essa Revista, no sentido de aperfeiçoar a qualidade de suas edições. Para o ano de 2016 está prevista a publicação de quatro dossiês temáticos selecionados a partir de critérios estabelecidos pela Comissão Editorial: a) relevância temática e social das propostas; b) diversidade geográfica e institucional das produções, buscando assegurar a representatividade regional dos estudos e pesquisas apresentados; c) presença de artigos internacionais nos dossiês, tendo em vista ampliar possibilidades de diálogo com autores estrangeiros; d) composição dos textos com a participação de pesquisadores doutores, objetivando valorizar a produção de pesquisadores experientes;  e e) rigor teórico-metodológico dos artigos que compõem os dossiês. A e-Curriculum prosseguirá publicando, além dos dossiês, em todos os números deste ano, artigos provenientes da demanda de fluxo contínuo, resenhas e entrevistas. O volume 14, número 1 da e-Curriculum, apresenta o dossiê “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção – uma pesquisa a várias mãos”, organizado pela professora doutora Ana Maria Saul, que inclui produções de pesquisadores que integraram a pesquisa gestada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, apoiada pelo CNPq, no período 2013-2015. Essa pesquisa teve abrangência nacional, contando com 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação, em 10 estados brasileiros. A investigação objetivou analisar criticamente políticas e práticas em diferentes contextos da realidade brasileira com vistas a identificar a presença do pensamento de Paulo Freire, compreendendo possibilidades e limites de materializar categorias da pedagogia freireana. A apresentação detalhada dos artigos que integram o dossiê é de responsabilidade da professora Ana Maria Saul, no texto introdutório. Cumprimentamos os autores pelo empenho e dedicação a esse trabalho que fortalece o compromisso da Revista e-Curriculum com uma educação voltada à justiça social, ao demonstrar a relevância da proposta político-pedagógica de Paulo Freire, que acena com a necessidade da denúncia de contextos opressores e anúncio de um outro mundo possível.

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Publicado

2016-04-12

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Editorial