ANÁLISE DE RECURSOS DISPONÍVEIS EM REDES SOCIAIS: POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE WEB CURRÍCULOS

Autores

  • Mayara Kaynne Fragoso Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Porto Nacional
  • George França dos Santos Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional

Palavras-chave:

Facebook, Twitter, Google , Web currículo

Resumo

As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.

Biografia do Autor

Mayara Kaynne Fragoso Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Porto Nacional

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Administração de Banco de Dados pela Faculdade Católica do Tocantins e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente trabalha como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Porto Nacional, atuando no curso de Licenciatura da Computação e no Curso Técnico em Informática.

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Professor da Universidade Federal do Tocantins UFT no curso de Letras: Libras e no Programa de Pós-Graduação Modelagem Computacional de Sistemas. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias educacionais, educação a distância e filosofia da educação. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins ? UNITINS, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins e atualmente é diretor do câmpus de Porto Nacional na UFT

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp sobre Educação, Tecnologia e Lousa Digital. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Território (UFT). Integrante do Grupo Alpha FE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Tecnologias Educacionais. Desenvolveu ações pedagógicas no Centro Virtual de Formação do Programa AlfaSol, com formação de gestores, professores e alunos da Educação Básica articulada com a Educação Profissional. Atuou como Coordenadora Adjunta no Programa Um Computador por Aluno (ProUCA) - Tocantins (2013-2014). Interesses de pesquisa: Didática; Letramento Digital na Formação de Professores; Letramento Informacional de Estudantes e Professores; Saberes Docentes; Recursos Educacionais Abertos (REA) e Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"