POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA QUALIDADE: REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Marilda Pasqual Schneider, Elton Luiz Nardi, Zenilde Durli

Resumo


O texto propõe uma discussão sobre políticas de avaliação e regulação da qualidade educacional. Considerando o campo do instituído, tem por objetivo analisar elementos e processos do perfil assumido hodiernamente pelas avaliações externas no ensino fundamental e na educação infantil. Com base em exame documental e tendo por referência resultados de investigações sobre indicadores de qualidade e políticas de avaliação, responsabilização e prestação de contas (accountability) na educação escolar, realça tensões e contradições dos modelos de avaliação implementados ou em vias de implementação nessas duas etapas da escolarização. Sem perder de vista o campo do instituinte, aponta discrepâncias nas condições de melhoria das aprendizagens em vista dos modelos de regulação da qualidade em curso na educação básica.

 


Palavras-chave


Políticas de regulação. Avaliação para a qualidade. Educação Básica.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p109-138

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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