POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA E-CURRICULUM PARA O ESTADO DA ARTE DA QUESTÃO (2010-2015)

Autores

  • Sanny Silva da Rosa
  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

políticas curriculares. formação de professores. trabalho docente. estado da arte

Resumo

Como desdobramento de estudos que temos realizado sobre as produções recentes desenvolvidas no campo do Currículo, este artigo analisa, especificamente, as contribuições da Revista e-Curriculum para o debate acerca das políticas curriculares para a educação básica no período compreendido entre 2010-2015. Procuramos observar e dar destaque às interfaces entre os estudos sobre as políticas curriculares com outras temáticas da área educacional de equivalente relevância. Foi possível identificar, no conjunto de 42 trabalhos encontrados, a emergência de preocupações comuns entre teóricos e pesquisadores do campo do Currículo relacionadas às implicações práticas de concepções marcadamente cognitivistas e produtivistas do papel da educação e da escola intensificadas pelas políticas curriculares em curso no Brasil, e em outros países, particularmente sobre a formação e sobre o trabalho docente. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado da arte das investigações sobre currículo, apontando alguns desafios que permanecem na pauta das relações entre a universidade e as escolas de educação básica.

Biografia do Autor

Sanny Silva da Rosa

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Integra o grupo de pesquisadores da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares da PUC-SP.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) , graduação em Pedagogia pela Faculdades Campos Salles (1980) , mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Instituto de Educação Fernão Dias Pais (1967) e ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto de Educação Fernão Dias Pais (1970) . Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: tempo, docência, formação, construçã

Downloads

Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos