FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA: A “OUSADIA” NA DIALOGICIDADE ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Autores

  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná, PR.
  • Ariana Gerzson Knoll Universidade Federal do Paraná, PR.
  • Michele Simonian Instituto Federal do Paraná, PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p221-248

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Universidade. Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma experiência do Grupo de Estudo e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete) ao planejar, desenvolver e avaliar a formação “Tecnologias e Educação na Cibercultura”, sendo este integrante do projeto de formação continuada de professores – EduPesquisa. Esse curso ocorreu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação durante os anos de 2013 a 2015. Foram referências dessa produção quanto à metodologia autores como Saldaña (2013) e Bardin (2009) e na análise qualitativa dos dados o software ATLAS.ti. No que se refere à fundamentação teórica, foram referência os autores Marcelo (1999) e Freire (1968; 1987;1998). A questão norteadora centrou-se em analisar os resultados da formação continuada baseada na pesquisa por meio da parceria entre universidade e escola a partir de depoimentos de professores(as). As categorias explicativas reveladas no processo foram: as emoções dos(as) professores(as) frente à oportunidade de estudar e pesquisar em serviço, as mudanças conceituais e de visão sobre a pesquisa, bem a escrita (em forma de artigo) dos ensaios de estudo, pesquisa e reflexão, comunicando-os aos pares e à comunidade acadêmica. Em síntese, podemos afirmar que a experiência vivida pelos professores reaproximou-os da universidade e da “vida teórico-acadêmica”, articulando a realidade  pessoal e profissional do(a) professor(a) da educação básica às demandas da academia.

 

Biografia do Autor

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná, PR.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de pesquisa Geppete: Grupo de estudos e pesquisa professor, escola e tecnologias educacionais. 

Ariana Gerzson Knoll, Universidade Federal do Paraná, PR.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino. Bolsista Capes/CNPQ.

Michele Simonian, Instituto Federal do Paraná, PR.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino. Professora do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos