INTERAÇÕES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA E A ABORDAGEM “ESTAR JUNTO VIRTUAL AMPLIADO”

Autores

  • Frederico Fonseca Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

formação de Professores, tecnologia Digitais, Matemática, Educação a Distância

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar processos de interação entre sujeitos em dois cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados na modalidade de Educação a Distância, em instituições públicas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir da observação do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas dos cursos, ofertadas no ano de 2012. A partir dos dados obtidos e do referencial teórico da pesquisa, identificou-se que um dos cursos apresentou quatro disciplinas segundo o modelo Broadcast, e três disciplinas segundo o modelo Virtualização da Escola Tradicional, em um modelo de interação tutor-aluno e/ou aluno-aluno, em ações de pergunta-resposta. Em relação ao outro curso investigado, foram identificadas características de interação entre os sujeitos segundo o modelo de interação “Virtualização da Escola Tradicional”, ou seja, os professores/tutores apenas responderam ou encaminharam respostas e questões aos alunos, a partir do que eles produziram, sem considerar a possibilidade de interações entre alunos e a realização de produções coletivas. 

Biografia do Autor

Frederico Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2002), Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014) e atualmente é Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (início em 2014). Pesquisador na área de Educação a Distância (EaD), Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação e Formação de Professores de Matemática nesta modalidade. É membro do GETECMAT - Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática. Atuou como professor de Matemática na Educação Básico entre 2002 e 2011 e na Ensino Superior em 2014.

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É professora e pesquisadora na área de Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes linhas: educação a distância, informática na educação, educação matemática e formação de professores. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região de Joinville, mestrado em Matemática (área de concentração: Modelagem Matemática) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação (Currículo) na linha de Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"