UM CENÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EM BUSCA DE UMA COREOGRAFIA DIDÁTICA INOVADORA

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Padilha Universidade Federal de Pernambuco
  • Miguel Angel Zabalza Beraza Universidade de Santiago de Compostela

Palavras-chave:

integração de TD, educação superior, coreografias didáticas, inovação pedagógica

Resumo

O artigo discute sobre um cenário de integração de Tecnologias Digitais em uma coreografia didática na educação superior. Inovação é a promoção de práticas que favoreçam a flexibilização curricular, com foco na aprendizagem do aluno, na autonomia, no pensamento crítico e na reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e a indissociação entre ensino e aprendizagem. Este estudo de caso se apresenta a partir de uma experiência didática num curso de extensão semipresencial. A análise dos dados realizada com base no referencial sobre Análise Textual Discursiva elegeu as seguintes categorias: (a) O cenário de integração das Tecnologias Digitais; (b) A inovação das coreografias didáticas com Tecnologias Digitais. Concluiu-se que os recursos tecnológicos utilizados realizaram seu papel mediador permitindo ao professor compreender melhor algumas coreografias internas produzidas pelos alunos sem tornarem-se obstáculos às suas aprendizagens, buscando promover uma aprendizagem profunda e significativa.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Professora Associado do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Miguel Angel Zabalza Beraza, Universidade de Santiago de Compostela

Dr. em Psicologia

Professor catedrático da Facultad de Ciencias de la Educación Depto.: Didáctica y Organización Escolar

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"