CURRÍCULO, (AUTO)BIOGRAFIAS E DIFERENÇA: POLÍTICAS E POÉTICAS DO INCONTROLÁVEL NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Clivio Pimentel-Junior Universidade Federal da Bahia
  • Maria Inez da Silva de Souza Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito de Sá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p29-59

Palavras-chave:

(Auto)biografias. Cotidiano. Currículo. Diferença. Educação em ciências.

Resumo

Neste artigo de posicionamento teórico-estratégico, por meio de uma agência pós-estrutural e pós-colonial, desenvolvemos uma argumentação crítica às bases teóricas da educação científica, focalizando a significação da identidade das disciplinas escolares como Natureza da Ciência. Para tanto, valendo-nos de (in)formações e quadros referenciais dos diversos espaços-tempos formativos vividos na graduação, na pós-graduação e na docência no ensino superior, postos em suspensão e desterritorializados em sentido (auto)biográfico, transitamos por políticas de sentido criadas em diferentes comunidades de enunciação, com vistas a problematizar e reativar os consensos hegemônicos produzidos em torno da defesa de tal significante. Nesse trajeto, argumentamos pela defesa do espaço do incontrolável, daquilo que não se pode banir do currículo e da educação em ciências, reavivando o sentido da poética como estruturante do fazer curricular. Defendemos que este modo de agência permite criar a identidade da ciência no currículo escolar como um lugar híbrido, marcado pela ausência de um discurso-mestre que possa validar uma dentre as múltiplas identidades criadas para a educação científica em seu acontecimento cotidiano, aguçando, assim, a participação dos sujeitos na luta política pelo poder de significar o currículo.

Biografia do Autor

Clivio Pimentel-Junior, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação (PPGE/FACED/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA). Professor Assistente no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (CCBS/UFOB), Barreiras, Bahia, Brasil.

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Desenvolvimento Curricular , Universidade do Minho. Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA). Professora Titular no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Desenvolvimento Curricular, Universidade do Minho (em andamento). Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA). Professora Associada no Departamento de Educação I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos