UM PANORAMA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1987 A 2012

Autores

  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL Secretaria Municipal de Educação
  • Célia Maria Carolino Pires

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p51-78

Palavras-chave:

Currículos em Ação, Currículos Realizados, Educação Matemática, Currículos de Matemática.

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é investigar e analisar a produção acadêmica expressa nas teses e dissertações sobre Currículo em Matemática produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre os currículos em ação e os currículos realizados. Metodologicamente, assume-se como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo e do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergem das leituras dos trabalhos analisados. Os resultados apontam que mesmo a Matemática e as questões curriculares sendo utilizadas em diferentes campos e por pesquisadores que apresentam formações distintas, averiguamos a importância da Matemática como uma área que favorece a formação do sujeito como um ser social e o desenvolvimento educacional. Por proporcionar ao estudante expor seus pensamentos e repertórios, respeitando o repertório de cada indivíduo, ela permite apreender novos conhecimentos, valorizando a diversidade, pois é justamente esta última que enriquece o seu campo.

Biografia do Autor

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL Secretaria Municipal de Educação

Professor e Pesquisador nas áreas de Currículo, Educação e Formação de professores que ensinam Matemática. Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores, no qual tem desenvolvido investigações sobre Currículos de Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atualmente é Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Atua na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo como Diretor do Núcleo Técnico de Currículo. Coordenou o Processo de Elaboração do Currículo da Cidade de São Paulo(2017). Principais interesses de pesquisa: Currículos, Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Célia Maria Carolino Pires

Célia Maria Carolino Pires concluiu Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atuou como docente em Matemática na Educação Básica e como diretora de escola e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1980, atuou no Ensino Superior. Foi Professora Titular do Departamento de Matemática da PUC/SP. Desenvolveu pesquisas sobre Currículos de Matemática e Formação de professores. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro didático (1994), da Câmara Brasileira do Livro. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2002). Recebeu o Prêmio Capes de Teses da Área de Ensino de Ciências e Matemática, como orientadora de tese de doutorado (2006). Recebeu a Medalha Maria Laura Mouzinho Leite Lopes da SBEM. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2001/2004) e Presidente da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (2003/2004). Participou como elaboradora e coordenadora da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Em 2007/2008 coordenou o Programa de Orientações Curriculares da rede municipal de São Paulo. Concebeu e coordenou o Programa de Formação de Professores em Educação Matemática Profemat, desenvolvido no Estado do Acre. Em 2009/2010 coordenou a elaboração do material da SME-SP - Cadernos e Vídeos de Apoio e Aprendizagem, realizado junto com a Fundação Padre Anchieta. Foi consultora do projeto Educação Matemática nos Anos iniciais - EMAI, na rede pública estadual de São Paulo. 

 

Referências

ALVES, Dayse Socorro. Simetria axial: uma sequência didática para alunos da 6ª série com o uso de software de geometria dinâmica. 2005. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

ANGIOLIN, Alexandra Garrote. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem sobre funções exponenciais. 2009. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARBOSA, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 17-25, mar. 2009.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian de Godoy. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BILHÉO, Luiz Alfredo Delais. O ensino de funções em escola técnica de nível médio por meio da modelagem matemática e uso da calculadora gráfica. 2012. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica, 2013.

CABRAL JUNIOR, Rubens de Souza. Abordagem das noções iniciais de probabilidade em uma perspectiva construtivista. 2009. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 13-37.

CURI, Edda. Currículo avaliado e currículo prescrito: algumas considerações. 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 3., 2015, Ilha Solteira. Anais do 3º FNCM: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares... Ilha Solteira: Unesp, 2015. p. 46-57.

CHARTIER, Roger. Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade. 2009.

CHERINI, Claudinéia Passarelli. A prática social da culinária: algumas reflexões na construção curricular da matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2007.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

FERREIRA, Gessé Pereira. A viabilidade do aprendizado de modelagem discreta como atividade extra-curricular. 2009. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2009.

FUCK, Rafael Schilling. A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente: um estudo de caso com professores de Matemática. 2010. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

FREITAS, Ana Lúcia Viveiros. Ensinar e aprender transformações isométricas no ensino médio. 2010. 232f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

GIONGO, Ieda Maria. Disciplinamento e resistência dos corpos e dos saberes: um estudo sobre a educação matemática da escola estadual técnica agrícola Guaporé. 2008. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

KILPATRICK, Jeremy. La investigación en educación matemática: su historia y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, Jeremy; GÓMEZ, Pedro.; RICO, Luis; (Ed.). Educación Matemática: errores y dificultades de los estudiantes. Resolución de problemas. Evaluación Historia. Bogotá: Una Empresa Docente e Universidad de los Andes, 1998. p. 1-18.

KRINDGES, Eliana Einsfeld. Geometria fractal no ensino fundamental: inserindo matemática contemporânea nos conteúdos do currículo escolar. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2012.

LIMA, Patrick de Oliveira. Uma trajetória hipotética de aprendizagem sobre funções logarítmicas. 2009. 213f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

LUNA, Maria de Fátima Aleixo de. Estudo das trajetórias hipotéticas da aprendizagem de geometria espacial para o Ensino Médio na perspectiva construtivista. 2009. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

MALTA, Glaucia Helena Sarmento. Grafos no ensino médio: uma inserção possível. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MATTOS, Eduardo Brito Velho de. Construção de conceitos de Matemática via projetos de aprendizagem. 2010. 246f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MEDEIROS, Nádia Maria Jorge. Narrativas sobre a “tradição” gaúcha e a confecção de bombachas: um estudo etnomatemático. 2005. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Humanidades, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2005.

MELO, José Nazareno Batista. Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio. 2012. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MESQUITA, Marcia Aparecida Nunes. Ensinar e aprender funções polinomiais do 2º grau no ensino médio: construindo trajetórias. 2009. 181f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, 2007, p. 5-21.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Sueli Gomes. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática − Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Mapeamento de Pesquisas sobre Currículos de Matemática na Educação Básica Brasileira (1987 A 2012). 2016. 297f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

PEREIRA, Denílson Gonçalves. Um estudo da reta no ensino médio utilizando trajetórias hipotéticas de aprendizagem. 2011. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação crítico-reflexivo para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. 2005. 306f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Educação, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PIRES, Célia Maria Carolino. Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 29-61, 2004.

PIRES, Célia Maria Carolino. Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 145-166, 2009.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda. Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática. São Paulo, 2012 (Relatório de Pesquisa).

REIS, Ana Queli Mafalda. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como indutor da prática curricular de professores de Matemática a partir da perspectiva de contextualização. 2012. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.

RIBEIRO, Gleide de Almeida. Etnomatemática: situações, problemas e práticas pedagógicas na realidade do sistema educacional Macuxi em Roraima. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

RIBEIRO, Marcia Regina Ramos Costa. Possibilidades e dificuldades no desenvolvimento de situações de aprendizagem envolvendo funções trigonométricas. 2011. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

RICO, Luis. Consideraciones sobre el currículo escolar de Matemáticas. EMA, v. 1, n. 1, p. 4-24. 1995.

RICO, Luis. Consideraciones sobre el currículo de matemáticas para educación secundaria. In: RICO, Luis (Org.). La educación matemática en la enseñanza secundaria. Madrid: ICE-Universidad de Barcelona-Horsori, 1997. p. 15-38.

RICO, Luis. Reflexión sobre los fines de la Educación Matemática. Suma – Revista sobre enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas, n. 24, p. 5-19, 2004.

RICO, Luis. ¿Qué debe investigar sobre los currículos de matemáticas? In: 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2., 2013, São Paulo. Anais do 2º FNCM: Pesquisas e Políticas Públicas... São Paulo: PUC-SP, 2013. p. 9-19.

ROSENBAUM, Luciane Santos. Uma trajetória hipotética de aprendizagem sobre funções trigonométricas numa perspectiva construtivista. 2010. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

SACRISTÁN, Jose. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIMON, Martin. Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for Research in Mathematics Education, v. 26, n. 2, p.114-145, 1995.

TOGNI, Ana Cecilia. Construção de Funções em Matemática com o uso de objetos de aprendizagem no Ensino Médio noturno. 2007. 290f. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

TONNETI, Antônio Celso. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem em estatística no ensino médio. 2010. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

VITOLO, José Manoel. Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem. 2010. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; MILANI, Maisa Lucia Cacita. O currículo em destaque na projeção para a formação inicial do professor de matemática e as tecnologias. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 02, n. 12, p. 1290-1310, maio/out. 2014.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos