EDUCAÇÃO POPULAR E INCIDÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Pedro de Carvalho Pontual Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p62-81

Palavras-chave:

Educação Popular. Participação Cidadã. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas desde a perspectiva da educação popular. Tal temática tem sido objeto de reflexão a partir de diversas práticas de educação popular na América Latina, cujo objetivo tem sido a democratização das políticas públicas e de sua gestão. Estamos confrontados com distintas práticas e discursos sobre o tema, o que nos exige explicitar o sentido, os critérios e as metodologias que orientam as práticas de educação popular nesse terreno da vida social. A metodologia utilizada foi uma revisão da bibliografia sobre o tema e em especial uma sistematização do debate que ocorre hoje na América Latina.   No âmbito do CEAAL – Conselho de Educação Popular da América Latina, tal temática é assumida como um dos eixos estratégicos de intervenção da educação popular nesse momento de tantas transformações pelas quais passam a América Latina e o mundo. Perguntas como: a que tipo de participação cidadã estamos nos referindo e qual é a direção e qualidade das práticas de incidência em políticas públicas a que nos dedicamos são algumas das preocupações que orientam nosso debate no âmbito do CEAAL sobre o papel da educação popular nesse campo.

Biografia do Autor

Pedro de Carvalho Pontual, Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL).

Graduado em Psicologia pela PUC-SP, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, atualmente Presidente honorário do CEAAL - Conselho de Educação Popular da América Latina, professor colaborador da Ação Educativa e consultor nas temáticas de Educação e Participação Social.

Referências

ALVAREZ, Edgardo. La educación popular y las políticas públicas: reflexión em torno al desafio de la incidência política. Revista La Pirágua, Panamá, n 22, p 25-28, CEAAL,2005.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa. São Paulo: Editora Ática, 1991.

BOURGOS, Crespo, Carlos. El desafio de Aprender. Quito: CAFOLIS Grupo Apoyo, 2005.

CASTILLO, Adolfo; OSORIO, Jorge. Construccion de ciudadanias en América Latina: Hacia una agenda de la educación ciudadana, 1997.

DANIEL, Celso. Gestão Local e Participação da Sociedade. São Paulo: Revista Polis: Participação Popular nos Governos Locais. São Paulo, n. 14, p. 21-42, 1994.

DOWBOR, Ladislau. A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis:Vozes, 1998.

FREIRE, Paulo. In: Fórum de Participação Popular das Administrações Municipais: Poder local, participação popular e construção da cidadania. s/l., 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992a.

__________. Educação Permanente e as Cidades Educativas: Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1992b.

LEIS, Raúl. Incidencia politica y cidadania activa. Revista La Pirágua, Panamá, n. 22, p. 12-18, CEAAL, 2005.

MARQUES, Mário Osório. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Rio Grade do Sul: Unijuí, 1995.

PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA R. S. Cleide; PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação São Paulo. Cortez, 2001.

REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ. Equipe do Talher Nacional. Educação Popular como Política Pública. Texto para debate. Brasília, 2008, Mimeografado.

WOLA - Programa Centro Americano de Capacitação em Incidência. Manual Básico para la Incidência Política, Oficina en Washington para la Incidencia Politica, 2002, p. 6-7, pdf.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos