AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO EM QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p274-292

Palavras-chave:

Políticas Educativas. Sistema de Ensino. Escolas. Banco Mundial. Moçambique

Resumo

O presente artigo intitulado, As políticas educacionais e o ensino em questão, analisa as políticas educativas; a relação entre o sistema de ensino e as escolas e o contributo das instituições internacionais na organização e gestão da educação em Moçambique. Para esta discussão, parte-se de pressusposto de que as políticas educativas reflectem as intenções e as acções do governo no âmbito da educação e as escolas são tomadas como centro de concretização das políticas educativas. As escolas tornam-se espaço de convergência entre o sistema educativo e as práticas pedagógicas. Um estudo sobre a relação entre a escola e o sistema educativo permite compreender o funcionamento das escolas enquanto instituições políticas e educadoras e o sistema nacional de educação que expressa politicamente as intenções do Estado. Entende-se que discutir sobre as políticas educativas significa falar de reforma educacional contida nos documentos legais que supõe uma reorganização dos diversos níveis de ensino, dos currículos, das políticas e das escolas, da melhoria da qualidade de ensino. O artigo analisa também o impacto das instituições internacionais como o Banco Mundial na definição e na implementação das políticas educativas e os seus financiamentos no sector educacional em Moçambique.

Biografia do Autor

Guilherme Basílio, Universidade Pedagogica

Licenciado em Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2002) Mestre e Doutor em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2006 e 2010, respectivamente. Docente da Universidade Pedagógica actuando na Graduação e Pós-graduação, nas disciplinas de Metodologia de Investigação Científica, Hermenêutica e Políticas Públicas de Educação. Director-Adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas da Universidade Pedagógica de Moçambique, em Maputo. Contactável por: guilhermebasilio@yahoo.com.br

Referências

BASÍLIO, Guilherme. Os saberes locais e o novo currículo do ensino em Moçambique. Maputo: Texto Editores, 2013.

BOLETIM DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Lei 4/83 do SNE, Maputo, Imprensa Nacional, 1983.

BOLETIM DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Lei 6/92 do SNE, Maputo, Imprensa Nacional, 1992.

CANDAU, Vera Maria, Reformas educacionais hoje na América Latina. In: MOREIRA, António Flavio Barbosa (Org.). Currículo: Políticas e Práticas. 9 ed. São Paulo: Papirus, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de, TOSCHI, Mirza Seabra, Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LOFORD, André Blande. Autonomia: Gestão e avaliação das escolas. Portugal: ASA, 1998.

MOÇAMBIQUE. Agenda 2025: visão e estratégia da Nação. Maputo, Comité de conselheiros, 2003.

SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: DE TOMMASI, Livia, WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio (Orgs). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TORRES, Rosa Maria, Melhorar a qualidade de educação básica? Às estratégias do Banco Mundial. In: DE TOMMASI, Livia, WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio (Orgs). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos