A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E O PROTAGONISMO DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Maria de Lourdes Rangel Tura Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED/UERJ), Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Políticas Curriculares. Avaliação Externa do Desempenho Escolar. Construção do Currículo.

Resumo

Nesse texto se objetiva analisar, a partir de dados colhidos em uma pesquisa de cunho etnográfico, a construção do currículo escolar em uma  escola pública de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro. É importante distinguir nesse contexto as aceleradas mudanças sócio-políticas e tecnológicas do tempo em que vivemos e seu impacto no campo da educação escolar, o que tem propiciado a proliferação de políticas curriculares e de novos padrões de avaliação externa do desempenho escolar. Estão em foco as múltiplas identidades e culturas docentes e discentes que no interior da escola iam ressignificando, recontextualizando as propostas curriculares que se apresentam fortemente ligadas aos processos de avaliação externa. O estudo apoiou-se nos conceitos de recontextualização por hibridismo, como formulado por Alice Casimiro Lopes, e de performatividade, na concepção de Stephen Ball e Gert Biesta. Destaca-se o protagonismo docente e discente em confronto com os novos regulamentos, propostas pedagógicas e a busca da Secretaria de Educação de alcançar bons padrões de desempenho dos alunos e alunas da rede de ensino do município.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rangel Tura, Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED/UERJ), Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PROPED/UERJ.  Linha dse pesquisa - Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Dossiê:Aqui já tem currículo:produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva