CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM ESTÁGIO E O CURRÍCULO: O CASO DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO DA UECE/UAB

Francisca Lindvania da Silva Vieira, Adriano Silveira Machado, Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.

Palavras-chave


Consonâncias; Dissonâncias; Formação; Prática Docente; Computação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p79-106

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais