POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS CURRICULARES: AS ESCOLAS PRIMÁRIAS NO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Maria Cecília Marins de Oliveira

Resumo


O estudo procurou analisar o ensino primário das escolas públicas paranaenses, no período político da Primeira República, considerando os aspectos de ordem política, econômica, administrativa e legislativa do Estado que possibilitaram o desenvolvimento na área do ensino, além das influências externas e internas que repercutiram na formação da sociedade em geral. As transformações sociais, econômicas e políticas refletiram-se nas políticas de educação dos governos, direcionadas às mudanças na organização das escolas com a criação de grupos escolares, às quais seguiram-se modificações nos currículos e métodos de ensino previstos nos regulamentos. As mudanças foram acompanhadas de indicações de livros e distribuição pelo governo e de investimentos em equipamentos que contemplaram, principalmente, os grupos escolares. Os novos métodos de ensino procuraram compatibilizar as novas diretrizes curriculares a um melhor aprendizado da população infantil e à uniformização do ensino nas escolas públicas. O conhecimento dessas inovações demandou o levantamento de fontes originais, constituído de relatórios, legislação e ofícios, e o emprego do método histórico, com a aplicação das técnicas da heurística, da hermenêutica e da síntese, visando criar a realidade escolar de determinado período histórico, e do método comparativo para estabelecer correlações entre legislações para permitir a análise entre os diferentes regulamentos. Dessa maneira, buscou-se retratar o desenvolvimento do ensino, por meio dos dispositivos curriculares e metodológicos previstos na legislação, para evidenciar a prática pedagógica realizada nas escolas públicas.

Palavras-chave


curriculum guidelines, methods, primary teaching.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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