<strong>A CRIATIVIDADE E SEU VALOR EDUCATIVO</strong>

Autores

  • C Maria Nela. Barba Téllez Centro de Estudios de didáctica Universitaria de las Tunas - Cuba

Palavras-chave:

Criatividade. Comunicação. Processo de Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho realizam-se reflexões sobre o impacto da criatividade na conformação dos valores culturais. Assume-se que a criatividade não pode desenvolver-se de forma espontânea, deve-se guiar, orientar na interação dialética com o que a sociedade requer, o que significa dizer, que a criatividade se desenvolve sob as condições de um processo formativo, que é comunicativo em sua essência, considerando que todas as influências educativas que no mesmo são geradas, a partir das relações humanas que se estabelecem no processo de atividade conjunta, são produzidas em situações de comunicação. Tem-se a ênfase na necessidade de buscar alternativas que potencializem ao máximo o desenvolvimento da criatividade na família, na comunidade e na própria ação dos professores e alunos para que as instituições educativas se convertam em laboratórios de aprendizagem cultural. Tendo como princípio a Teoria Histórico-Cultural de L.S.Vigotsky e de seus discípulos, recomenda-se uma serie de requisitos para estimular o desenvolvimento da criatividade com a intencionalidade de ter-se um mundo melhor.

Biografia do Autor

C Maria Nela. Barba Téllez, Centro de Estudios de didáctica Universitaria de las Tunas - Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas, Master en Educación, Profesora auxiliar y coordinadora académica del Centro de Estudios de didáctica Universitaria de las Tunas - Cuba. Ha tutorado varios trabajos de Pre y Postgrado en la temática de creatividad, y publicado diversos artículos en revistas nacionales y extranjeras.

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Reflexões