UMA ALTERNATIVA PARA A TELEFORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES DAS SEDES UNIVERSITÁRIAS MUNICIPAIS CUBANAS

Ulises Mestre Gómez

Resumo


No que diz respeito à educação o que vem ocorrendo em Cuba, nos últimos 40 anos, tem causado um forte impacto sobre a concepção e estrutura das instituições universitárias na ilha; os planos de formação que facilitam o desenvolvimento do talento local, sem que os estudantes precisem sair de seus locais de trabalho ou residência, tem demandado a seleção, em cada município, de professores para exercer o trabalho docente, uma parte deles com escassa experiência na educação supeiror. Neste trabalho apresenta-se a estratégia desenhada para desenvolver nestes professores suas competências docentes, mediante a combinação de um programa que combine satisfatoriamente as características das modalidades presencial e a distância na educação de pós-graduação. Descreve-se a maneira na qual intervêem as diferentes entidades da sede universitária principal e as municipais no processo de teleformação em didática universitária.

Palavras-chave


Formação de Professores, Formação Permanente, TIC

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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