FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR AO DISCURSO DO DOCENTE FORMADOR

Rita de Cássia Medeiros Gomes.

Resumo


O presente trabalho é caracterizado pela pesquisa de mestrado em Educação na PUC de Campinas, São Paulo, no período de Julho de 2001 a Dezembro de 2003. Está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e tem como objetivo analisar as concepções de conhecimento pedagógico do docente formador de professores, frente às novas exigências da formação em relação aos termos legais, às pesquisas, à produção recente na área e às exigências do mundo contemporâneo. Foi analisado o discurso dos docentes dos cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, das três áreas do conhecimento: exatas, biológicas e humanas. Partindo do pressuposto que o problema maior na Educação não é tão somente pedagógico, mas também de natureza epistemológica, tem-se também a construção do conhecimento como referência para a análise das falas do docente formador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por um questionário composto por itens dissertativos, respondido pelos docentes, e da observação da sua prática em sala de aula. O estudo detectou os pontos de distanciamento entre a fala do professor, sua prática pedagógica e os referenciais teóricos considerados, que podem afetar consideravelmente a formação de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As conclusões obtidas e base para discussões referentes ao Projeto Pedagógico da Instituição pesquisada e de tantas outras de mesma natureza que desempenham importante papel social e cultural em algumas regiões do Estado e do país.

Palavras-chave


Formação de Professores; Construção do Conhecimento; Prática

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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