<strong>TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE EDUCADORES E RECURSIVIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Novas tecnologias em educação, formação de educadores, educação a distância, contextualização, articulação teoria-prática

Resumo

As tecnologias, especialmente as tecnologias de informação e comunicação, com as características intrínsecas de registro, busca, recuperação e atualização de informações, comunicação e produção de conhecimento abrem novas perspectivas para a aprendizagem, o ensino, a formação de educadores e a pesquisa científica, evidenciando a necessidade de compreender suas contribuições ao desenvolvimento científico. Este artigo apresenta as bases teóricas e metodológicas dos projetos de pesquisa e formação de educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP desenvolvidos desde a criação da linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, evidenciando investigações sobre a formação de educadores e de pesquisadores em novos espaços, atentando para as potencialidades das tecnologias em relação aos propósitos pretendidos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora da PUC-SP, Departamento Ciência da Computação e Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação. Doutora em Educação, PUC-SP. Coordenadora do Projeto de formação de gestores educacionais “Gestão escolar e tecnologias”, da PUC-SP em parceria com Microsoft Brasil e Secretarias de Estado da Educação de São Paulo e de Goiás. Autora de publicações sobre tecnologia, educação a distância e formação de educadores. Última publicação: Inclusão digital do professor. Formação e prática pedagógica. São Paulo: Ed. Articulação, 2004. Co-organizadora das obras: Educação a distância via Internet; Gestão Educacional e Tecnologia, da Coleção Formação de professores, Ed. Avercamp, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Edição Suplementar