PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) E SUA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Maria Ireide Andrade de Queiroz

Resumo


As preocupações sobre a qualidade do ensino motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Constitui-se como objeto de investigação os resultados do plano de desenvolvimento da escola (PDE) que é de grande importância para a compreensão dos investimentos financiados por instituições internacionais, com o objetivo de solucionar problemas como a repetência, evasão e a má qualidade do ensino do sistema educacional brasileiro. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa contou com os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Com abordagem quantitativo-qualitativa que atende aos interesses desta investigação. O estudo apresentou alguns dados que permitiram uma reflexão sobre o programa FUNDESCOLA e seu principal produto PDE, que é impregnado de conceitos como descentralização, autonomia e participação. Os principais resultados apontaram que uma das causas do abandono escolar é o burnout: síndrome da desistência, e que o modelo de gestão instituído pelo PDE não atende seu objetivo de solucionar problemas como a repetência, abandono escolar e a má qualidade do ensino.

Palavras-chave


Descentralização; Educação; Abandono Escolar; Gestão Escolar

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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