LETRAMENTO DIGITAL E INTERAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DO BLOG PESSOAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p213-240

Palavras-chave:

Letramento digital. Deficiência intelectual. Blog.

Resumo

Este artigo, criado com base nos dados de uma pesquisa sobre o comportamento de “blogueiros” com deficiência intelectual, conduzida pelo grupo de pesquisa LER – Língua Escrita Revisitada – da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo analisar a influência que os comentários dos leitores de blogs podem exercer sobre as práticas de letramento digital de seus autores (pessoas com deficiência intelectual). Durante a pesquisa, foram observados cinco sujeitos com deficiência intelectual durante 15 sessões de trabalho com cerca de 50 minutos cada. As gravações das sessões possibilitaram uma análise do comportamento desses sujeitos depois de lerem os comentários dos interlocutores de seus respectivos blogs. Ao longo da alimentação de seus diários virtuais, estes sujeitos eram acompanhados por um mediador cujo papel era apoiá-los em suas abordagens. No início das sessões de trabalho, os blogueiros ficavam ansiosos para ver os comentários recebidos e para respondê-los. Os comentários dos leitores proporcionam uma oportunidade para que essas pessoas com deficiência intelectual percebessem o impacto do seus blogs e interagissem com um público diversificado. Esses indícios sobre o efeito do uso do blog, comprovadamente, estimulam práticas de letramento digital de sujeitos com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Avanúzia Ferreira Matias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação – Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE).

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Doutora  em Psicopedagogia - Universidade Laval, Quebec, Canadá. Pós-doutora em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual - Universidade de Barcelona, Espanha. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos