A PRÁXIS EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO ORIENTADO PELOS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rossane Vinhas Vinhas Bigliardi

Resumo


Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão que venha a contribuir para a aproximação da práxis pedagógica referente ao processo educativo com os pressupostos éticos da Educação Ambiental Emancipatória, Crítica e Transformadora (Loureiro, 2004). Com tais princípios se intenta favorecer condições de superação da situação de opressão inerente ao modelo capitalista em vigor em nossa sociedade. Princípios tais como: solidariedade, participação, cooperação, autonomia, co-responsabilidade, democracia, entre outros, deverão pautar as inter-relações cotidianas na escola e na vida de uma forma geral. Para isso, faz-se primordial a reconstrução dos pressupostos que nortearão as propostas curriculares, os planejamentos educacionais, tanto em dimensão individual, quanto coletiva; tanto avaliando aspectos locais, quanto globais.

Palavras-chave


Paradigma Societário; Educação Ambiental; Práxis Pedagógica

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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