<strong>A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A FLEXIBILIDADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PLURAL E KANAMARI: OS ESTUDOS CULTURAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO OFICIAL</strong>

Autores

  • Viviani Anaya UNINOVE

Palavras-chave:

Educação, Currículo Escolar, Flexibilidade Curricular, Experiência Emancipatória em Currículo, Inclusão Social.

Resumo

Este artigo aborda o campo curricular caracterizado por sua significativa revisão de temas e de influências teóricas decorrentes dos modelos culturais atuais. O foco curricular é discutido apoiando-se na dimensão cultural apontada por Moreira, Freire, Silva e Sacristán. Aponta-se a necessidade de inclusão de aspectos pertencentes à dimensão cultural e democrática dos envolvidos no ato educativo, além de algumas experiências que tiverem como elemento sua revisão conceitual e organizacional, inseridas no conhecimento da realidade cultural de discentes e docentes; são apontadas a experiência curricular da Escola Plural em Belo Horizonte e, também, da Escola Kanamari no sudeste do Estado do Amazonas.

Biografia do Autor

Viviani Anaya, UNINOVE

Viviani Anaya Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1985), Especialização Lato Sensu em Docência no Ensino Superior - UNIFMU (2004) e Mestranda em Educação: Currículo, na linha de pesquisa: Formação de Educadores - PUC/SP. Atualmente é professora convidada da Pós-Graduação da UNINOVE, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, temas transversais, interdisciplinaridade, didática, políticas públicas e teorias curriculares. Célia Regina Teixeira Possui Graduação em Pedagogia (1991), Especialização em Didática Geral e Currículos do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT (2001) e, Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional, professora titular e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do Centro Universitário Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos do Ensino Fundamental e Avaliação Educacional. Suas atividades pedagógicas envolvem principalmente os temas: avaliação educacional, educação infantil, currículo escolar, sucesso escolar, escola pública, competências e habilidades do professor.

Downloads

Edição

Seção

Artigos