A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A FLEXIBILIDADE CURRICULAR DAS ESCOLAS PLURAL E KANAMARI: OS ESTUDOS CULTURAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO OFICIAL

Viviani Anaya

Resumo


Este artigo aborda o campo curricular caracterizado por sua significativa revisão de temas e de influências teóricas decorrentes dos modelos culturais atuais. O foco curricular é discutido apoiando-se na dimensão cultural apontada por Moreira, Freire, Silva e Sacristán. Aponta-se a necessidade de inclusão de aspectos pertencentes à dimensão cultural e democrática dos envolvidos no ato educativo, além de algumas experiências que tiverem como elemento sua revisão conceitual e organizacional, inseridas no conhecimento da realidade cultural de discentes e docentes; são apontadas a experiência curricular da Escola Plural em Belo Horizonte e, também, da Escola Kanamari no sudeste do Estado do Amazonas.

Palavras-chave


Educação; Currículo Escolar; Flexibilidade Curricular; Experiência Emancipatória em Currículo; Inclusão Social.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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