<strong>GESTÃO ESTRATÉGICA E CURRICULO: (RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIAIS</strong>

Autores

  • Sanny S. da Rosa Universidade São Marcos

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, Currículo, Curso de Pedagogia, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem uma dupla finalidade: de um lado, destacar a importância da gestão estratégica na condução de projetos pedagógicos no ensino superior; de outro, discutir o processo de reformulação do currículo do curso de pedagogia, tendo como pano de fundo o debate que culminou com a aprovação de novas diretrizes curriculares nacionais para o curso em 2006. Essas duas temáticas se entrecruzam pelo fato de que gestores, professores e alunos partilharam do mesmo sentimento de incerteza e instabilidade diante da prolongada indefinição sobre os destinos do curso e do campo de atuação profissional dos pedagogos, intensificada com a promulgação da LDBEN de 1996, cenário que exigiu atenção estratégica para enfrentá-lo com alguma serenidade e bom senso. A discussão passa, necessariamente, pela questão da identidade do curso e interessa especialmente àqueles que testemunharam o conturbado cotidiano dos cursos de pedagogia nesses últimos anos no Brasil.

Biografia do Autor

Sanny S. da Rosa, Universidade São Marcos

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação - Currículo (PUC-SP), especialista em Gestão Universitária. Professora de Filosofia da Educação (desde 1984); Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade São Marcos desde 2001. Autora dos livros: “Construtivismo e Mudança” (10ª.ed. – Cortez Editora) e “Brincar, Conhecer, Ensinar” (3ª.ed. – Cortez Editora) ambos da Coleção “Questões da Nossa Época” (vol. 29 e 68)

Downloads

Edição

Seção

Artigos