SABER ELEMENTAR COMO BASE PARA O CURRÍCULO NA OBRA CONDORCET

Sidney Reinaldo Silva

Resumo


Condorcet (1743-1794) é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do cidadão republicano. O presente texto analisa a concepção de saber elementar em sua obra comoeixo para se discutir o currículo numa perspectiva ético-política. A partir de uma contextualização da obra pedagógica do autor discute-se a sua concepção de saber elementar,destacando o seu caráter estratégico de “chave para todos os saberes posteriores”, apontando sua estreita relação com a aprendizagem da língua universal, tal como o autor a concebia. Mostra-se como a instrução pública articula dimensões epistêmicas e jurídicas no processo de decisão sobre o que se chama de currículo escolar, indicando que se trata da arte de equilibrar o saber universal,
tal como ele encontra-se elaborado num dado momento, e o saber elementar, ao qual todos têm direito.

Palavras-chave


saber elementar; instrução pública; Condorcet; currículo

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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