<strong>RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFISSIONAIS HOSPITALARES</strong>

Autores

  • António Duarte Hospital Central de Faro (Portugal).

Palavras-chave:

Aprendizagem ao Longo da Vida, Registro, Validação e Certificação de Competências, Educação de Adultos, Cidadania, Identidade Ocupacional.

Resumo

Este estudo pretende analisar a percepção dos profissionais hospitalares em relação ao processo e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e em que este difere do ensino regular, a favor de um novo modo de encarar a cidadania e a progressão acadêmica do adulto. Após a contextualização do processo RVCC, desenvolve-se o estudo empírico, centrado na análise das entrevistas dos 10 adultos participantes no RVCC, no Hospital Distrital de Faro (Portugal), com idades compreendidas entre os 41 e 60 anos de idade. Os participantes que freqüentaram este curso aumentaram os seus níveis de literacia e obtiveram o certificado do 9º ano de escolaridade. A análise das entrevistas mostrou que os participantes reconhecem como vantagens deste modelo a maior acessibilidade e flexibilidade face ao ensino regular. Referem ainda como vantagem o fato de ser um ensino mais individualizado e que valoriza as competências e experiências de vida dos participantes. Este estudo contribui para o entendimento sistêmico da aprendizagem e da participação: a aprendizagem, em todos os espaços/tempos da vida, é condição para a participação efetiva, em todas as esferas individuais e sociais da cidadaniamas, em si própria, a participação é já uma aprendizagem de vida.

Biografia do Autor

António Duarte, Hospital Central de Faro (Portugal).

Terapeuta ocupacional. Hospital Central de Faro (Portugal). NUNES, Cristina. Professora Auxiliar. Departamento de Psicologia. Universidade do Algarve. Campus de Gambelas. Faro (Portugal).

Downloads

Edição

Seção

Artigos