<strong>FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: A MUDANÇA DO “OLHAR” COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO</strong>

Autores

  • Vitória Kachar Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Tecnologias da informação e comunicação, Pedagogia

Resumo

O artigo trata de uma investigação sobre a formação inicial de professores ao serem preparados para utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional. O trabalho é fundamentado em estudos sobre a formação de professor com os TICs na educação. A pesquisa-ação foi elaborada junto aos alunos do 1º ano do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. O ambiente de formação inicial privilegiou a preparação para a aquisição de competências técnico-operacional, teórico-conceitual e pedagógico com as TICs, na direção de uma prática educativa inovadora. O instrumento de investigação foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados quantitativos foram tabulados e transformados em porcentagens para interpretação. As informações qualitativas foram analisadas e separadas por categorias. A partir dos resultados foi possível identificar os aspectos na mudança e na ampliação do “olhar” do aluno.

Biografia do Autor

Vitória Kachar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora Doutora em Educação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Downloads

Edição

Seção

Artigos