<strong>APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJECTOS: O CASO DO BLOG PAINEL DA ESTATÍSTICA</strong>

Autores

  • Patricia Sampaio Escola EB2/3 Padre Martins Capela Terras de Bouro, Portugal
  • Clara Coutnho Universidade do Minho

Palavras-chave:

Blog, Matemática, Aprendizagem por projecto

Resumo

Uma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo.

Biografia do Autor

Patricia Sampaio, Escola EB2/3 Padre Martins Capela Terras de Bouro, Portugal

SAMPAIO, Patricia. Professora de Matemática. Departamento de Ciências. Escola EB2/3 Padre Martins Capela. Terras de Bouro, Portugal.

Clara Coutnho, Universidade do Minho

COUTINHO, Clara. Professora Auxiliar.Departamento de Curriculo e Tecnologia Educativa.Instituto de Educação e Psicologia.Universidade do Minho.Braga, Portugal

Downloads

Edição

Seção

Artigos