<strong>PROJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM PROBLEMA NO CONTEXTO DA WEB 2.0: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA</strong>

Autores

  • Daiana Trein Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Eliane D. R. Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Palavras-chave:

projetos de aprendizagem, prática pedagógica, Web 2.0

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades das práticas pedagógicas, no contexto do uso das Tecnologias Digitais Virtuais Emergentes – TDVEs, especificamente no que se relaciona com as ferramentas da Web 2.0. Estabelece uma relação entre a Web 1.0 e a cultura do ensino e a Web 2.0 e a cultura da aprendizagem, abordando os projetos de aprendizagem baseados em problemas, como uma alternativa para os currículos disciplinares.

Biografia do Autor

Daiana Trein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Mestranda em Educação pela UNISINOS, Especialista em Educação a Distância pelo SENACRS (2007). Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Educação Digital - GP e-du / Unisinos que realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento em Educação Digital, numa perspectiva inter e transdisciplinar. Áreas de atuação: educação digital, educação online, educação a distância, formação de professores, ambientes virtuais de aprendizagem.

Eliane D. R. Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Professora Pesquisadora Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOSPrograma de Pós Graduação em Educação. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Psicologia - UFRGS, Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dosSinos UNISINOS. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GP e-du UNISINOS/CNPq. É conceptora do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS , do Agente Comunicativo Mariá, do Mundo Virtual AWSINOS, das Ilhas UNISINOS e RICESU no Second Life e do Espaço de Convivência Digital Virtual (ECoDi). Esse último integra a tecnologia de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mundos Virtuais e Agente Comunicativo. Membro do Comitê Gestor da Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensinos Superior - CVA-RICESU Principais áreas de atuação: Educação: Informática na Educação, Educação Digital, Novas Modalidades em Educação (Educação a Distância (e-learning, b-learning), Educação Pervasiva (m-learning, p-learning, u-learning), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mundos Virtuais, Agentes Comunicativos, Comunidades Virtuais, Metodologia de Projetos. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, incluindo Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e formação de professores. Administração: Tecnologias de Informação, e-learning, b-learning, m-learning, plearning, u-learning, Gestão da Informação e da Interação, Comunidades Virtuais e Metodologia de Projetos. Atua desde 1997, com experiência em Ensino Superior, assessoria, consultoria, formação, capacitação e treinamento.

Downloads

Edição

Seção

Artigos