BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS: PLANFOR E EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR, 1999-2006

Gisela Lobo B. P. Tartuce

Resumo


Este artigo faz uma análise de dezesseis trabalhos (sete teses de doutorado e nove dissertações de mestrado) referentes ao PLANFOR – Plano Nacional de Educação Profissional, produzidos entre 1999 e 2006. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica comentada, destacando os principais temas, questões propostas e resultados encontrados pelas pesquisas, especialmente no que se refere à dimensão educacional. Nas produções analisadas, esta é vista a partir da duração e dos conteúdos dos cursos, não se considerando o sujeito que passou pelas ações de (re)qualificação profissional. A grande crítica dos trabalhos repousa no fato de não haver articulação entre o PLANFOR o sistema regular de ensino. Com esse olhar, não há diálogo com a literatura sobre educação popular e/ou não-escolar, e também não se discute as conseqüências desse tipo de educação em outros espaços que não o do mercado de trabalho.

Palavras-chave


Planfor; Requalificação Profissional; Educação Profissional.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais