<strong>BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS: PLANFOR E EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR, 1999-2006</strong>

Autores

  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Planfor, Requalificação Profissional, Educação Profissional.

Resumo

Este artigo faz uma análise de dezesseis trabalhos (sete teses de doutorado e nove dissertações de mestrado) referentes ao PLANFOR – Plano Nacional de Educação Profissional, produzidos entre 1999 e 2006. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica comentada, destacando os principais temas, questões propostas e resultados encontrados pelas pesquisas, especialmente no que se refere à dimensão educacional. Nas produções analisadas, esta é vista a partir da duração e dos conteúdos dos cursos, não se considerando o sujeito que passou pelas ações de (re)qualificação profissional. A grande crítica dos trabalhos repousa no fato de não haver articulação entre o PLANFOR o sistema regular de ensino. Com esse olhar, não há diálogo com a literatura sobre educação popular e/ou não-escolar, e também não se discute as conseqüências desse tipo de educação em outros espaços que não o do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Gisela Lobo B. P. Tartuce, Fundação Carlos Chagas

Doutora em Sociologia (USP)Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Formou-se em Ciências Sociais e, atualmente, é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Trabalhou em pesquisas nas áreas temáticas sobre educação, trabalho e juventude e, em 2007, defendeu doutorado em Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com a tese: “Tensões e intenções na transição escola-trabalho: um estudo das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e (re)inserção no mercado de trabalho na cidade de São Paulo”.

Downloads

Edição

Seção

Artigos