<strong>BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS: EDUCAÇÃO NO CAMPO, 1998-2006</strong>

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação no campo, MST, extensão rural

Resumo

Nesse texto realiza-se a análise de 16 trabalhos, 9 dissertações e 7 teses de doutorado, que tiveram por objeto a educação de adultos em movimentos de luta pela terra e em projetos de extensão rural, defendidas no período entre 1999 e 2006 em universidades públicas e privadas no Brasil. A partir desta análise, foi constatada uma diferença fundamental entre dois grupos de trabalhos analisados, de um lado trabalhos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e seu confronto com o sistema do capital. De outro lado, estão os trabalhos que tiveram por objetivo estudar as abordagens realizadas pelo governo e por Organizações não governamentais (Ongs) na educação dos trabalhadores no campo, denominadas de atividades de extensão rural. Trata-se, nesse caso, de uma abordagem que pressupõe o capitalismo, ao mesmo tempo em que pretende melhorá-lo, sem confrontá-lo em nenhum momento.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História da Educação Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e aluna do curso de doutorado em Educação (Com concentração em História, Filosofia e educação) na FE - Unicamp. Tem experiência no ensino superior atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica do Brasil, questão agrária, reforma agrária , movimentos sociais, marxismo e educação.

Downloads

Publicado

2010-07-11

Edição

Seção

Artigos