TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: O PROGRAMA PROINFO INTEGRADO

Carlos Eduardo. Bielschowsky

Resumo


A estratégia de implementação do Programa de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas Escolas Públicas Brasileiras (Proinfo Integrado) é discutida à luz de experiências internacionais e da experiência consolidada no Brasil na área, enfatizando três objetivos principais: o primeiro refere-se a oferecer letramento digital a nossos estudantes, criando uma geração de incluídos digitais independente de sua classe social. A segunda trata da construção da autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e a terceira pretende transformar nossas salas de aula em ambientes mais dinâmicos. O planejamento do Proinfo Integrado parte de uma visão sistêmica da implantação de TICs nas escolas, na linha do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE - que trata do processo educacional como um todo. Em particular, enfatiza-se o regime de parceria, envolvendo o MEC e as secretarias estaduais e municipais. Em seguida, são apresentadas as diferentes ações em curso para a implementação das TICs em nossas escolas, divididas em três grupos: infraestrutura, capacitação, e produção de conteúdos digitais.

Palavras-chave


Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Escolas Brasileiras,Proinfo, Inclusão Digital.

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