A METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA: ELEMENTOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS DE UMA PRÁXIS DE PESQUISA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Alexandre Saul Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil
  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454

Palavras-chave:

Metodologia da Investigação Temática. Paulo Freire. Pesquisa-Ação

Resumo

No ano em que se celebra 20 anos da ausência de Paulo Freire no mundo, este artigo homenageia esse autor clássico colocando em evidência a investigação temática, um método de pesquisa e construção de conhecimento contra hegemônico, criado por Freire, que contribui de forma original para o campo das ciências humanas e sociais. Essa abordagem de pesquisa se apoia na epistemologia dialética na qual a realidade é compreendida como um processo histórico, complexo e contraditório, em permanente devir. Constitui-se em marco teórico para metodologias participativas, contrapondo-se à lógica instrumental, uma vez que fundamentalmente importa a produção de conhecimentos críticos que auxiliem os sujeitos a compreender e superar suas situações-limite, colocando a reflexão teórica a serviço da ação para transformar compreensões e práticas. Essa posição não pode ser confundida com uma postura pragmática, que reduz o ato de pesquisar à resolução imediatista de problemas da prática cotidiana, nem tampouco a uma forma ativista de mobilização política. Nessa forma de investigar, que carrega em si os princípios da educação crítico-emancipatória, os sujeitos podem refletir sobre as condições em que vivem e trabalham e, em interação, procurar compreender, criticar e enfrentar os mecanismos que sustentam a desigualdade e a exploração nos níveis local, médio e macro da estrutura social. 

Biografia do Autor

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil

Docente do Programa de Pós-Graducação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos, Doutor em Educação:Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP , pesquisadora nível 1 do CNPq, Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores, vice presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É parecerista de revistas científicas e de agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESP

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Publicado

2017-06-30

Edição

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Artigos